[RESENHANDO]: UM AMOR PARA RECORDAR

terça-feira, agosto 19, 2014

A minha relação com esse livro é bem interessante. Indicaram Um Amor Para Recordar diversas vezes para que eu lesse e nunca surgiu vontade suficiente para comprar o livro. Já sabia mais ou menos sobre o que se tratava e acho que isso, de certa forma, contribuiu para que eu adiasse ao máximo o meu contato com essa história em particular. Conheci Nicholas Sparks quando li A Última Música, além dos filmes baseados nas suas histórias.

Durante a minha última viagem (aquela pro Sul, lembram?) conheci um lugar improvável: Um sebo! Sempre tive em mente que deveria ser um lugar abafado, sufocante e com cheiro de mofo, mas para a minha grande (e inesperada) surpresa, era um lugar dos sonhos! Lá você encontrava desde videogames lendários como Atari e cartuchos até livros super recentes (inclua também LPs, CDs e revistas super antigas). Minha vontade era de comprar muitas coisas, claro, mas me limitei a levar ~apenas~ três livros: "Deixe a neve cair", "Quem é você, Alasca?" e "Um Amor para Recordar" por motivos de: Queria ler algo do John Green, mas que não fosse A Culpa é das Estrelas; Gosto muito de livros de contos, e "Deixe a neve cair" era uma oportunidade de ler uma obra menos conhecida de Green e encontrei a versão de bolso do livro do Nicholas Sparks, que, por apenas 10 dilmas e ser incrivelmente fofo pelo tamanho, foi difícil dizer "não".

Então, aqui vamos nós:





























Devo dizer que o livro foi tudo, menos o que eu esperava dele. Os primeiros capítulos me fizeram pensar que a história não iria muito longe do que estava acontecendo e desanimei um pouco, mas não larguei o livrinho. Os capítulos seguintes terminavam em ansiedade atrás de ansiedade e foi assim que consegui terminar de ler em três dias. É exatamente isso que acontece na história, você acha que tudo está bem, tranquilo, normal e BOOM! tudo muda.

Calma, eu explico melhor: A história gira em torno de Landon Carter, o narrador, e conta como era a sua vida quando tinha dezessete anos (enquanto narra, Landon está com cinquenta e sete) e conta como não estava afim de responsabilidades, tinha uma família complicada e amigos que às vezes mais pioravam do que o ajudavam a sair de situações. Porém, tudo isso muda quando reencontra Jamie, uma garota simples, filha do reverendo da cidade de Beaufort, Carolina do Norte, que veste blusões, ajuda o orfanato, resgata animais e sempre carrega uma Bíblia consigo.

Landon se vê "obrigado" a convidá-la para o baile da escola já que é praticamente a única garota que restou. Jamie e Landon não se reencontram até surgir a peça de teatro criada pelo pai de Jamie, lembrando que Landon havia se matriculado nas aulas de teatro para ter uma matéria "fácil de passar".

Jamie pede para Landon não se apaixonar por ela e ele afirma que não o faria, por ser realmente improvável para ele apaixonar-se por Jamie, a filha do reverendo. Porém, quando Landon se dá conta, está apaixonado por ela e precisa encarar isso sozinho, já que seus amigos não admitiriam tal sentimento.

E, como se todos esses nós não estivessem atados, Landon precisa lidar também com o segredo de Jamie, que faz com que a história vá totalmente contra as suas expectativas.

Cheguei a pensar que o livro tendesse muito pro lado religioso, já que Jamie está sempre falando dos "planos de Deus" e citando algo relacionado à Bíblia, mas a história não seria tão envolvente se não fosse por esses pequenos trechos que aparecem às vezes para confortar, às vezes para fazer você desabar em lágrimas.


LEU O LIVRO E NÃO VIU O FILME? ou VIU O FILME E NÃO LEU O LIVRO?

(ALERTA DE SPOILER!)

Pode ficar tranquila que os dois são diferentes. O filme-tão-famoso é apenas ~baseado~ no livro, portanto há bastante coisa que surgiu em um e não apareceu no outro! Sou suspeita para falar de filmes versus livros (expliquei aqui!), mas, na minha opinião, apenas a "essência" do livro foi passada para as telas, já que os amigos, a história da família do Landon e até a peça do teatro são bem diferentes, então é um pouco complicado comparar os dois. Porém, o filme foca bastante no comecinho do relacionamento dos dois, que é de derreter qualquer coração (principalmente a cena em que ele realiza os "itens da lista" de Jamie ),  e outras partes que não chegam a acontecer muito no livro. No geral, acho que o livro e o filme se completam e vale a pena conferir os dois!

Você concorda comigo? Discorda? Conta aqui nos comentários!

leia também

0 comentários

CURTA NO FACEBOOK

@heytherecaroline