[RESENHANDO E COMPARANDO]: DIVERGENTE

terça-feira, julho 22, 2014


A história se passa em Chicago, numa versão futurística pós-apocalíptica, digamos assim. Prédios antigos, abandonados, desgastados e vidros quebrados são os cenários que compõem a cidade. Chicago foi dividida em cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza para que a humanidade pudesse se organizar e exercer seu papel em função da estabilidade e paz entre eles. A Abnegação é altruísta, ou seja, pratica a solidariedade e procura sempre colocar o próximo em primeiro lugar. Amizade é compreensiva e pacifista. Audácia, como o próprio nome diz, são corajosos e destemidos. Os que fazem parte da Erudição são inteligentes, pesquisadores e inovadores. Já os da Franqueza visam sempre a honestidade e sinceridade.


A editora responsável por Divergente é a Rocco, mesma editora dos livros de Harry Potter! Então raramente você encontra alguns erros no decorrer do livro. Não conhecia Veronica Roth antes desse livro e devo dizer que me surpreendi. Comecei a ler e, nos primeiros capítulos, não surgia aquela empolgação com a escrita da autora, mas realmente isso só aconteceu no início, porque depois não consegui mais largar e sempre dizia a mim mesma "Só mais esse capítulo", hahahah. A história passa a ser envolvente e você torce e sofre por Beatrice, narradora da história e uma menina um tanto inocente demais. Sem contar com as facções! Você logo identifica qual é qual e começa a se perguntar a qual pertenceria, se estivesse nessa história. 

O livro possui o seu lado futurista, mas nada que seja completamente improvável de acontecer, acho que isso o torna mais realista e mais viciante. A escrita de Veronica não complica nem um pouco ao explicar como funcionam as facções e raramente alguma ação fica confusa e embolada. É simples, informal e ao mesmo tempo envolvente e profunda, aquele tipo de livro que, se você deixar, ele te leva à página 502 facilmente. O livro é dividido em capítulos, existem capítulos longos e breves e ao todo são trinta e nove.

E claro, um romance... As descrições de Veronica conseguem te transportar àquele lugar, mas nada se compara aos momentos românticos entre Tris e (insira o nome do par romântico aqui), que são de causar calafrios e querer um para colocar num potinho 

LIVRO X FILME

Ah! Uma dica: Devo admitir que vi o filme e depois fui atrás do livro. Fiquei louca quando assisti e, graças ao meu histórico frustrante de filme versus livro, decidi ler e comparar. Bom, o livro é melhor que o filme (na minha humilde opnião, hahaha), não podemos exigir que o filme seja completamente fiel ao livro, claro. Se isso acontecesse, iríamos ficar umas três ou quatro horas ali, assistindo e comendo uma pipoca murcha. Porém, eu acredito que uns 30% do livro, relevantes, não essenciais, foram perdidos. Uma pequena cena ali, uma fala aqui e o filme ficou sem explicação em algumas partes. Mas é isso, são relevantes, NÃO SÃO INDISPENSÁVEIS e a história consegue seguir tranquilamente.

Eu não gosto quando vejo o filme antes de ler um livro, Divergente foi uma exceção. Não que seja totalmente ruim e óh-minha-vida-nunca-mais-será-a-mesma, mas você perde um pouco a ansiedade, sabe? Enquanto você lê, as imagens das personagens surgem de sabe lá aonde, mas você cria uma expectativa de uma personagem visualmente familiar e confortável, digamos assim. E, quando o filme já foi assistido, aquele ator/atriz já está relacionado àquela personagem e eu sinto muita dificuldade de separar as coisas e criar a imagem (soou um pouco bizarro, não? hahahah). Além das cenas criadas nas nossas cabeças e o casting, que também pode vir a arruinar tudo, por exemplo: No filme, Fulano tinha olhos pretos, era ruivo e alto. No livro, Fulano tinha olhos azuis, cabelo castanho e era baixo.

Apesar desse leve desabafo, ler antes de ver torna fácil para eu aceitar que o filme não foi tão bom quanto poderia ser, mas me sinto completa por conseguir "dar nome aos bois" e muitas vezes até superar a expectativa em determinada cena, então vale arriscar. Sem contar que, no quesito personagens, o filme conseguiu ser bem fiel às características físicas e personalidades de cada um, o que fez o filme ganhar uns pontinhos extras no meu conceito.

E aí, discorda...? Concorda?
Conta aqui nos comentários!

leia também

0 comentários

CURTA NO FACEBOOK

@heytherecaroline