[BEDA]: MINHA EXPERIÊNCIA COM UMA PLANTA CARNÍVORA! (ATÉ AGORA)

quinta-feira, agosto 11, 2016

Não, você não está no blog errado, hahah

Há um certo tempo eu decidi que queria cuidar de uma planta carnívora, não lembro exatamente o por quê, mas eu sempre admirei muito a espécie. Achava diferente, pelo nome, pelo fato de ela se alimentar de insetos (não carne, apesar do nome sugestivo) e pelo desafio de cuidar de uma plantinha diferente.

Procurei muito por ela na minha cidade, fui até várias floriculturas e lojas de jardinagem, até cogitei pedir pela internet, mas não quis arriscar. Até que, durante a minha ida a São Paulo, pude visitar o Shopping Garden Sul, um lugar enorme com absolutamente tudo relacionado à jardinagem, decoração e paisagismo. Garantiram para mim que lá seria o lugar para encontrar a tal planta carnívora, mas não qualquer uma, uma dioneia.

Lá pude ver várias flores e plantas diferentes, para todos os gostos. É um lugar agradável e que não faz você sentir que está no meio de uma loja. Eis que encontro a espécie e decido que traria ela para Manaus, sem pensar duas vezes (nessa hora você deve estar pensando que eu sou louca por trazer uma planta em pleno voo com quase quatro horas de duração).

Tirei essa foto na loja, mas ela já está com o novo substrato. Prometo atualizar este post com uma foto recente dela.
Mas ela chegou bem, sã e salva.

Desde então eu comecei a pesquisar bastante sobre os cuidados que deveria ter com ela. Precisaria regar? Água no prato ou por cima da planta mesmo? Como alimentar a planta? Ela fica na sombra ou no sol? O que seria período de dormência? Nessa hora eu descobri um mundo totalmente diferente: O mundo dos fóruns.

É incrível como existe uma comunidade enorme que fala sobre as plantas carnívoras! Eles ajudam os iniciantes (noobs), dividem experiências e experimentos, compartilham sonhos de consumo e até doam sementes. Eu fiquei encantada. Logo descobri que precisaria trocar o substrato (a "terra"), colocá-la imediatamente sob o sol e garantir que ela estaria sempre com água.

A parte mais complicada foi encontrar o novo substrato, um musgo branco chamado sphagnum, o qual os vendedores nunca haviam ouvido falar. Acabei encontrando (graças à internet) o Amazon Garden Center, que não sabiam para quê servia, mas vendiam.

Apesar de tudo, acho que essa cidade é um bom lugar para ela viver. É úmido e faz bastante sol ao longo do dia, coisas que a plantinha adora. Porém, por não termos estações do ano bem definidas, todo cuidado também é pouco. Durante o inverno essas plantinhas costumam entrar no que é conhecido como "período de dormência", parece que elas estão morrendo, mas na realidade só estão renovando energias. Nesse caso tem como induzir esse processo, quando a planta precisa realizar esse descanso, mas o clima não ajuda. Eu espero que quando essa fase chegue eu já tenha adquirido mais experiência, hahahah

Com relação aos insetos, ela faz todo o trabalho da captura. E ah, nunca coloque o dedo para que a planta feche porque isso gasta muita energia e os insetos fornecem nutrientes para a planta, o que faz com que essa ação não seja em vão, ao contrário de um dedo (pedaços de alimentos também entram nesse aviso).

Eu sei que esse post foge bastante dos assuntos do blog, mas eu queria compartilhar com vocês a minha experiência de ter uma planta carnívora, hahah

E você, ficou com vontade de ter uma também? É importante pesquisar muito antes de adquirir uma, pois, apesar de poucos, todos os cuidados com ela são muito significativos.

Fiquei sabendo que está acontecendo o Festival das Flores de Holambra! O evento começou hoje e vai até o dia 28 de agosto, das 9h às 21h, na Praça da Saudade, no Centro. Lá eles estarão vendendo, a preços populares, várias espécies de flores e plantas, dentre elas a própria planta carnívora! A entrada é gratuita e eles também terão música e gastronomia.

leia também

0 comentários

CURTA NO FACEBOOK

@heytherecaroline